Era da Batalha
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Coruja
Coruja
Mensagens : 128
Idade : 38

Ficha do personagem
Hp Hp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue18/18Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (18/18)
Mp Mp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue6/6Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (6/6)

Estilo - mais importante do que se imagina Empty Estilo - mais importante do que se imagina

Qui Ago 26, 2010 9:14 am
Olá bravos do Era da Batalha. Coruja novamente com mais uma dica/sugestão/chateação (a gosto do freguês ^_^).

Eu estava dando uma lida nos posts em Arkanadia e vi que simplesmente vocês ainda não adotaram um estilo de postagem. E o que que tem? Pergunta boa! Aparentemente não tem nada. Quem escreveu está entendendo. O outro jogador também está entendendo. Então que se dane o estilo, certo?

Bem, não é por aí. Primeiro, devemos nos perguntar para que escrevemos o rpg. Eu mesmo, escrevo porque eu gosto de rpg. Puramente pelo rpg em si. Já uma colega minha gosta da criação de histórias dos personagens dela (que ela depois gasta horas a fio desenhando e redesenhando). E tenho outra colega que gosta de criar histórias de um modo geral, como se estivesse escrevendo um livro. Então, assim como eu encontrei jogadores com necessidades diferentes, vocês também vão encontrar jogadores com necessidades tão diversas quanto as possíveis.

E de um modo geral, tudo o que escrevemos pode ser relido e relido e ... , mesmo que nossa intenção original não fosse essa. Aqui, no Era da Batalha, existe até uma sessão chamada Memorial. Se isso não é para ser lido e relido por quem desejar, então não precisava estar lá, correto?

Agora, sobre ler e escrever (ou escrever e ler, que faz mais sentido). Essas duas habilidades foram desenvolvidas pelo ser humano para a transmissão de idéias. Se ler e escrever encontram problemas no caminho, então a transmissão de idéias não acontece ou acontece parcialmente, o que não é o objetivo de ninguém. Queremos que nossas idéias passem completas. Dessa forma, adotamos certos padrões que facilitam a tarefa de ler e escrever.

De um modo geral, existem dois grandes padrões de escrita, que facilitam muito a leitura. Existe o padrão utilizado no Brasil, e o padrão utilizado nos Estados Unidos. Vamos a um exemplo (eu adoro exemplos) retirado deste tópico.

nininho2000 escreveu:"Sentando embaixo de uma das poucas árvores que havia ali naquela planicie desertica, estava eu...
Um Orc...Bah...Orc, sou mais que um Orc, eu sou O Carnificina, o maior matador do exercito de Arkanadia, hoje em dia minha fama não é tão viva, mas meu espirito continua inteiro e lutando... Olho para minha maça e parece que consigo escutar os gritos de dor que ela ja causou, aperto seu cabo e olho para o horizonte, não vou vou mentir mas sinto um pouco de receio...que merda... será que ele ainda vai demorar? Me desafiou mas não aparece até parece que tem medo de me encontrar, esse cara parece ser um bom adversario, hunf...testarei minhas habilidades contra ele seja o que Nifiri quiser."

*Levanto-me e me espreguiço, logo em seguida olhando para todas as direções da desertica planicie para ver se encontro meu desafiante...visto que não esta tão perto sento-me e bebo o ultimo gole de sangue de dragão que ainda havia em minha garrafa*

-Droga se eu não matar esse cara eu vou morrer daqui a 10 horas...Apareça logo covarde...quero arrancar sua cabeça.

Este post não tem formatação nenhuma. O primeiro parágrafo mistura narrativa com uma possível fala ou pensamento. Em seguida, utiliza de asterisco para declarar uma ação. E depois usa travessão para mais fala (esta última a mais clara de todas). Além disso, o post está em primeira pessoa. Bom, para o escritor, que é o dono do personagem, isso não parece ter problema nenhum, mas para o leitor, isso é um tremendo incômodo. Basta reparar que a quase totalidade dos livros (considerados bons) são escritos sempre em terceira pessoa. Para quem lê é muito mais fácil entender e projetar mentalmente os acontecimentos quando estes são narrados em terceira pessoa. Observe que isso não se aplica às falas diretas. As falas diretas são escritas, como o nome sugere, diretamente em primeira pessoa, como se fosse o próprio personagem falando. Então, vamos reescrever o post seguindo o padrão brasileiro.

Padrão Brasileiro escreveu:Sentando embaixo de uma das poucas árvores que havia ali naquela planície desértica, estava ele ... Um Orc, ou melhor, mais que um Orc: ele era O Carnificina, o maior matador do exército de Arkanadia. Hoje em dia sua fama não é tão viva, mas seu espírito continua inteiro e lutando. Ele olhou para a própria maça e parecia conseguir escutar os gritos de dor que ela já causou. Apertou o cabo da arma e olhou para o horizonte. "Não vou mentir, mas sinto um pouco de receio." Pensou ele, quieto. "Que merda... será que ele ainda vai demorar? Me desafiou mas não aparece. Até parece que tem medo de me encontrar. Esse cara parece ser um bom adversário. Hunf ... testarei minhas habilidades contra ele seja o que Nifiri quiser."

Levantando-se, ele se espreguiçou, em seguida olhando para todas as direções da desértica planície para ver se encontrava seu desafiante. Como não estava à vista, sentou-se novamente e bebeu o último gole de sangue de dragão que ainda havia em sua garrafa.

-Droga se eu não matar esse cara eu vou morrer daqui a 10 horas. Apareça logo, covarde. Quero arrancar sua cabeça.

Observe que o padrão brasileiro costuma adotar aspas ("") para designar pensamento, travessão (-) para designar fala, e texto puro e direto para todo o resto, que compreende ações, descrições, ponderações, etc.

Agora, vamos ao modelo americano (ou internacional, como também é chamado).

Modelo Internacional escreveu:Sentando embaixo de uma das poucas árvores que havia ali naquela planície desértica, estava ele ... Um Orc, ou melhor, mais que um Orc: ele era O Carnificina, o maior matador do exército de Arkanadia. Hoje em dia sua fama não é tão viva, mas seu espírito continua inteiro e lutando. Ele olhou para a própria maça e parecia conseguir escutar os gritos de dor que ela já causou. Apertou o cabo da arma e olhou para o horizonte. Não vou mentir, mas sinto um pouco de receio. Pensou ele, quieto. Que merda... será que ele ainda vai demorar? Me desafiou mas não aparece. Até parece que tem medo de me encontrar. Esse cara parece ser um bom adversário. Hunf ... testarei minhas habilidades contra ele seja o que Nifiri quiser.

Levantando-se, ele se espreguiçou, em seguida olhando para todas as direções da desértica planície para ver se encontrava seu desafiante. Como não estava à vista, sentou-se novamente e bebeu o último gole de sangue de dragão que ainda havia em sua garrafa.

"Droga se eu não matar esse cara eu vou morrer daqui a 10 horas. Apareça logo, covarde. Quero arrancar sua cabeça."

Observe que as diferenças são pequenas. Os pensamentos costumam ser colocados ou diretamente, ou em itálico (como foi o caso), e sempre referenciados que aquilo era um pensamento. As falas são colocadas entre aspas, e todo o resto segue diretamente como texto normal. Este método apresenta vantagens e desvantagens em relação ao brasileiro. Como vantagem, posso citar que ele abrange uma quantidade maior de jogadores (principalmente se escrito em inglês), e as falas podem ser escritas no mesmo parágrafo da descrição. As aspas permitem intercalar narração e fala, da mesma forma como foi feito com o pensamento.

Além disso, vale ressaltar que, qualquer que seja o padrão adotado, os textos foram escritos ambos em terceira pessoa, no tempo passado. Esta é considerada a forma profissional de se escrever histórias. Eu já joguei rpg em vários fóruns, brasileiros e internacionais, e todos os bons fóruns adotavam um desses padrões e não permitiam que seus membros fugissem a eles. Era muito fácil ler e compreender o que estava acontecendo, seja globalmente ou localmente.

Desculpem pelo meu post épico, mas eu precisava dar esse toque. Qualquer dúvida/sugestão/crítica/palavrão, estamos aqui para ouvir ^_^ falando sério, palavrões não u.u Mas eu gostaria de receber um feedback de vocês.

Obrigado pelo tempo dispensado à este post,

Coruja
Sowl Luceferi
Sowl Luceferi
Conhecido
Mensagens : 1976
Idade : 31
Localização : Lorien - Floresta

Ficha do personagem
Hp Hp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue6/12Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (6/12)
Mp Mp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue7/9Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (7/9)
http://guardiansofgaea.ativoforum.com

Estilo - mais importante do que se imagina Empty Re: Estilo - mais importante do que se imagina

Dom Ago 29, 2010 6:09 pm
Olá, perdoe a demora para responder, eu ando mesmo sem muito tempo. ^^

Bem, eu mesmo não sigo padrão algum, pois penso ser mais simples seguir um padrão que nós mesmos criamos, usando traços para indicar falas, e aspas para indicar pensamentos, em separado dos parágrafos de narração (que atualmente considero sem utilidade indicá-los com um asterisco).

No quesito de pessoa da narrativa, eu, quando jogador, prefiro escrever em primeira pessoa, pois sinto-me mais livre para expressar os sentimentos do personagem. Sinto-me mais ligado a ele, e me parece estar escrevendo um monólogo ou um diário...

Quando narrador, assumo a narrativa em 3ª pessoa, mesmo que o personagem seja ligado a mim como jogador. De certa forma não gosto deste modo de narrativa... me faz sentir totalmente indiferente para com as ações do meu personagem, e não me surge inspiração para interpretá-lo bem... quase tornando-o um NPC sem tanta importância...

Esta é a minha visão das coisas... ^^
Coruja
Coruja
Mensagens : 128
Idade : 38

Ficha do personagem
Hp Hp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue18/18Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (18/18)
Mp Mp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue6/6Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (6/6)

Estilo - mais importante do que se imagina Empty Re: Estilo - mais importante do que se imagina

Dom Ago 29, 2010 7:19 pm
Bom, eu não sei se são os meus anos de experiência, mas eu consigo escrever tudo e de fato mergulhar no rpg, mesmo escrevendo em terceira pessoa. O segredo é você ver como se estivesse escrevendo algo que já aconteceu, sempre no passado. Funciona como o diário que você citou, mas mais como um livro de memórias.

Enfim ... É como eu disse antes. Para quem escreve, a comodidade é maravilhosa, mas devemos pensar em quem vai ler.

Fora isso, quase todos os roleplays pela internet afora, tanto nacionais quanto internacionais (eu jogo muitos ^_^ ), consideram a falta do padrão como sinônimo de 'noob'.

Agora, sem ir muito longe, pegue qualquer livro nacional mesmo e dê uma olhada em como ele foi escrito. Na grande maioria das vezes, a narração é em terceira pessoa do pretérito. Apenas diálogos são em primeira pessoa do presente.
nininho2000
nininho2000
Desconhecido
Mensagens : 2484
Localização : Vilarejo de Lorien

Ficha do personagem
Hp Hp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue21/21Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (21/21)
Mp Mp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue9/9Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (9/9)
https://eradabatalharpg.forumeiros.com

Estilo - mais importante do que se imagina Empty Re: Estilo - mais importante do que se imagina

Seg Ago 30, 2010 10:19 pm
Ola caro Coruja.
Deixa eu expressar meu ponto de vista, eu costumo escrever historias e entendi o que você quis dizer da narração em 3° pessoa, sim a narração em terceira pessoa é mais facil de compreender porém ela perde para a narração em primeira pessoa em detalhes.
Narrar seu personagem em primeira pessoa não é tão divertido quando narra-lo em primeira, quando a narração é feita em primeira pessoa você consegue viver o momento como por exemplo:

"[...]Consigo ver as duas facas arremessadas pelo ladino se aproximando rapidamente em camera lenta e cortando o ar ambas vindo de encontro com minha face, sem muito tempo para pensar tento com todas minha forças me jogar para o lado tentando fugir da mira das mesmas[...]"

I Win...Viveu o momento, agora em 3°pessoa não tem tanta enfase, veja o exemplo da mesma ação:

"[...]Ele consegue ver as duas facas arremessadas pelo ladino indo rapidamente de encontro com sua face, para fugir delas ele se joga no chão[...]"

He Win...Não viveu o momento, você descreveu o momento, o que são duas coisas muito diferentes, seu personagem passa a ser visto como um NPC (como o slow ja havia dito).

Esse é meu ponto de vista quando to jogando, agora quando estou mestrando eu mestro em 3° pessoa, e algumas vezes em primeira pessoas, mas são apenas falas e gestos na visão do player quando ele ta frente a frente com o npc.
Ex:

Player 1: Entrando pela caverna eu percebi o velho sentado com as pernas cruzadas e olhos fechados, suas roupas logo me disseram que ele era um monge, não havia tanta luz no local, uma luz fraca e timida saia de uma fresta ali perto, me aproximei e toquei seu ombro de leve.

Mestre: Você percebe que ele ignorou seu toque e continuou na mesma posição, alguns segundos depois abre os olhos, e vira a cabeça lentamente em sua direção:

- O que deseja meu jovem?
Coruja
Coruja
Mensagens : 128
Idade : 38

Ficha do personagem
Hp Hp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue18/18Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (18/18)
Mp Mp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue6/6Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (6/6)

Estilo - mais importante do que se imagina Empty Re: Estilo - mais importante do que se imagina

Ter Ago 31, 2010 12:24 am
Ainda com relação à 1ª ou 3ª pessoa, não considero a ênfase ou a emoção como um fator a ser avaliado. Afinal, a emoção num texto escrito depende da qualidade do escritor e do empenho que o mesmo colocou em sua obra. Utilizando o mesmo exemplo que você citou, posso reescrever o texto em terceira pessoa com mais detalhes, emoção, etc ...

"[...]Consiguiu ver as duas facas arremessadas pelo ladino se aproximando rapidamente, em camera lenta, e cortando o ar, ambas vindo de encontro com sua face. Sem muito tempo para pensar, Fulano tentou com toda sua força se jogar para o lado tentando fugir da mira das mesmas[...]"

Veja que pouco alterei o conteúdo. Apenas modifiquei o tempo verbal (e algumas pontuações, para dar a devida pausa). Então, sobre qualidade e emoção, esses não podem ser parâmetros, pois dependem da pessoa. O que pode ser levado em conta é a facilidade de escrita e leitura. De novo, para quem escreve, a primeira pessoa é cômoda. Mas para quem lê, é ruim. Quem lê, fica mais confortável com a terceira pessoa (no passado). Novamente, sugiro pegar qualquer livro literário e dar uma olhada. Seja clássicos como "A Moreninha", "Senhora" ou "O Caso da Borboleta Atíria", seja obras recentes como "Harry Potter" ou "Os Sete" (André Vianco, muito bom, recomendo). Eu só conheço um livro que foi escrito quase todo em primeira pessoa, mas sempre do passado. É o fabuloso "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Mas o caráter do livro justifica o tempo verbal. Trata-se de um diálogo com o leitor. Um diálogo póstumo, diga-se de passagem. O 'autor' do livro escreve o mesmo depois de morto, e narra sua própria vida. Ele é autor e personagem ao mesmo tempo. Mas um personagem que conta memórias (passadas).

Enfim ... ainda apreciaria mais opiniões. Gosto de saber a opinião dos outros. Então, se puderem postar mais, me deixarão feliz. Se não, eu entenderei que a vida deixa pouco tempo para nós e devemos selecionar onde vamos gastar esse tempo ^_^
nininho2000
nininho2000
Desconhecido
Mensagens : 2484
Localização : Vilarejo de Lorien

Ficha do personagem
Hp Hp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue21/21Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (21/21)
Mp Mp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue9/9Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (9/9)
https://eradabatalharpg.forumeiros.com

Estilo - mais importante do que se imagina Empty Re: Estilo - mais importante do que se imagina

Ter Ago 31, 2010 9:52 pm
Caro coruja, admiro seu conhecimento literário e a forma gentil com que você se expressa, ja li quase todos esses que você citou menos "O caso da borboleta atiria" e "Senhora" e também observei o estilo dos escritores, entretanto o que mais me chamou a atenção foi o "Memórias póstumas de Brás Cubas" exatamente pela criatividade do autor e pela forma de escrita (em 1° pessoa), eu acho que livros escritos em 1° pessoa você consegue visualizar melhor o cenário, os personagens etc, pelo menos na minha opinião, um exemplo de livro que é em 1° pessoa, mas não é tão famoso só que é um bom livro, ou melhor, são bons livros, é o da coleção "Circo dos Horrores", da uma lida depois se tiver oportunidade, os livros são finos.

Agora voltando ao assunto do post.
O que pode ser levado em conta é a facilidade de escrita e leitura

Discordo dessa frase, na minha visão acho que o mais importante é a comodidade para o Player, o entendimento, e a diversão, acho que esses são fatores que caracterizam um rpg marcante, você se sentir a vontade para escrever de uma forma que goste e que consiga transmitir seu pensamento.
Coruja
Coruja
Mensagens : 128
Idade : 38

Ficha do personagem
Hp Hp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue18/18Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (18/18)
Mp Mp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue6/6Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (6/6)

Estilo - mais importante do que se imagina Empty Re: Estilo - mais importante do que se imagina

Qua Set 01, 2010 12:25 pm
Certo. Vejo que vocês já tem a sua opinião formada e não quero mudar isso. Como eu disse, existem dois padrões 'oficiais', mas nada impede de serem adotados outros padrões. Mas é importante que seja padronizado o estilo de leitura e escrita, para haver um bom entendimento. E essa padronização deve ser explicada para os jogadores.

Se os posts serão escritos em primeira pessoa do presente, então que seja assim para todos. Ação usará asteriscos? Não? E a fala? Vai ser expressa com travessão ou com aspas? E o pensamento?

Enfim, peço que elaborem a padronização do seu estilo, seja ele qual for, pois isso sim é algo necessário para o bom entendimento entre os membros. Caso contrário, vai virar bagunça.
nininho2000
nininho2000
Desconhecido
Mensagens : 2484
Localização : Vilarejo de Lorien

Ficha do personagem
Hp Hp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue21/21Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (21/21)
Mp Mp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue9/9Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (9/9)
https://eradabatalharpg.forumeiros.com

Estilo - mais importante do que se imagina Empty Re: Estilo - mais importante do que se imagina

Qua Set 01, 2010 9:29 pm
Coruja muito obrigado pela dica meu velho, estarei atualizando isso logo, mas agora tenho que digitar um trabalho no pc e estudar para o seminario aqui.
Farei o mais breve possivel, muito obrigado por ajudar.
Sowl Luceferi
Sowl Luceferi
Conhecido
Mensagens : 1976
Idade : 31
Localização : Lorien - Floresta

Ficha do personagem
Hp Hp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue6/12Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (6/12)
Mp Mp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue7/9Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (7/9)
http://guardiansofgaea.ativoforum.com

Estilo - mais importante do que se imagina Empty Re: Estilo - mais importante do que se imagina

Qui Set 02, 2010 4:17 am
Antigamente, usávamos asterisco para indicar o início de narração junto à ação dos personagens.

Hoje, mais experiente, já acho desnecessário a utilização dele. Vi que sem ele a narrativa ficava mais interessante de se ler, e mais bonita também.

Mas ainda continuo com as aspas para pensamentos e travessão para falas. Embora, quando assumo o papel de narrador, ao invés de travessão, eu inicio a fala do personagem com seu nome.

Vou fazer uma demonstração de como eu faria um post como jogador e como narrador. Avaliem, por favor.

Como Jogador:

Acordo calmamente... levantando-me despreocupado naquele tapete de grama macia em uma pequena clareira no bosque, até perceber que já estava tarde e eu precisava voltar para casa...

- Ih, caramba! A mamãe vai me dar uma bronca daquelas! o.o'

Corro apressadamente para casa, já temendo os sermões que meus pais me darão...

"Xii... aposto que vou ficar de castigo dessa vez... a mamãe avisou que se eu fizesse isso denovo eu ia ficar sem sobremesa..." ^^''

E esta seria a deixa para o narrador impor algum evento durante o caminho para a casa do personagem, ou diretamente narrar a cena em que ele chega em sua casa.

A coloração das falas e pensamentos eu julgo de acordo ao caráter do personagem. Dependendo da personalidade ou tendência do personagem, eu utilizo uma cor diferente, como jogador, mas nunca alterando esta cor a menos que o personagem sofra uma mudança notável de personalidade durante a narrativa.

Outra coisa que pode-se perceber é que eu insisto na infantilidade de utilizar coisinhas/emoticons/smileys para demonstrar a expressão do personagem, embora eu saiba descrevê-las durante a parte narrada, pois acho que fica mais bonitinho. ^^

Como Narrador:

O garoto acorda com calma... levantando-se daquele tapete de grama macia, que se encontrava em uma clareira no meio do bosque...

Ao perceber que já estava tarde, o garoto fica surpreso...

Jormungand: Ih, caramba! A mamãe vai me dar uma bronca daquelas! o.o'

O garoto corre apressadamente para sua casa, já temendo os sermões que seus pais lhe darão...

Uma coisa que pode-se notar é que eu abri mão de narrar o que o garoto estaria pensando. Isso se deve ao fato de que o estou tratando como um NPC, e os PCs não escutam os pensamentos dos outros, mas mesmo sabendo disto, o Jogador pode tirar proveito inocentemente da informação e agir de forma a favor de seu personagem justamente por saber o que o NPC está pensando. É muito difícil desvenciliar o seu conhecimento do conhecimento do seu personagem.

Algumas coisas ainda podem ser expressados, pois são coisas simples que qualquer um poderia notar, ou supor (falando do trecho "...já temendo os sermões que seus pais lhe darão...") .

É isso, este é um exemplo curto de um post, pois já estive acostumado a fazer posts extensos tanto como jogador (ahhh bons tempos jogando D&D - Arton... cada post eu gastava mais de meia hora escrevendo e pensando nos mínimos detalhes... simplesmente apaixonante... *-* ) quanto como narrador (diálogos entre o clã GeoDarkus, composto por 6 pessoas, cada uma com sua personalidade própria... *-* ).

Peço que ambos digam seus pros e contras. ^^
Coruja
Coruja
Mensagens : 128
Idade : 38

Ficha do personagem
Hp Hp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue18/18Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (18/18)
Mp Mp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue6/6Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (6/6)

Estilo - mais importante do que se imagina Empty Re: Estilo - mais importante do que se imagina

Qui Set 02, 2010 4:23 pm
Segundo a perspectiva deste fórum, creio que este padrão está bom. Basta oficializar entre as regras.
nininho2000
nininho2000
Desconhecido
Mensagens : 2484
Localização : Vilarejo de Lorien

Ficha do personagem
Hp Hp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue21/21Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (21/21)
Mp Mp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue9/9Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (9/9)
https://eradabatalharpg.forumeiros.com

Estilo - mais importante do que se imagina Empty Re: Estilo - mais importante do que se imagina

Qui Set 02, 2010 9:48 pm
Eu não concordo com o fato de ter que colocar o nome do player antes da frase, isso pode deixar melhor de ler porém acho que ficaria muito "eletronico", com eletronico quero dizer que ficaria muito baseado em mmo, geralmente mmos e single players que possuem isso, mas nada contra caso prefira usar, só não acho legal tornar isso uma regra padrão.
Coruja
Coruja
Mensagens : 128
Idade : 38

Ficha do personagem
Hp Hp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue18/18Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (18/18)
Mp Mp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue6/6Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (6/6)

Estilo - mais importante do que se imagina Empty Re: Estilo - mais importante do que se imagina

Qui Set 02, 2010 9:53 pm
Fato ... colocar o nome pode facilitar a leitura, mas fica mesmo muito eletrônico. Um modelo mais literário seria apenas colocar a fala e dizer quem foi. Ex:

- E quem vai escrever as regras? - perguntou Sowl.
- Eu, é claro! - respondeu nininho.

PS: Foi só um exemplo XD
Sowl Luceferi
Sowl Luceferi
Conhecido
Mensagens : 1976
Idade : 31
Localização : Lorien - Floresta

Ficha do personagem
Hp Hp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue6/12Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (6/12)
Mp Mp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue7/9Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (7/9)
http://guardiansofgaea.ativoforum.com

Estilo - mais importante do que se imagina Empty Re: Estilo - mais importante do que se imagina

Sex Set 03, 2010 3:10 am
É justamente esse estilo que eu não gosto, pois torna-se demasiadamente maçante... Quero dizer, QUANTOS ZILHÕES DE VEZES se vê a mesma coisa escrita em um livro...
Tipo...

- Teko teko teko - disse Johnny.
(nem meia página depois...)
- Tararara - Johnny continuou...
(na fala seguinte...)
- Baku baku baku - respondeu Johnny, intrigado...
(etc...)

Isso, para mim, é simplesmente irritante, enfadonho, total desperdício de palavras e tempo, e só vejo um propósito útil para isso: preencher mais páginas.

Quanto ao fato de expor o nome do NPC falando, eu realmente gosto! ^^
Sou roteirista de RPG e eu adoooooro usar nomesinhos genéricos para NPCs como "Ladrão A", "Ladrão B", etc. Além disso vejo nisso uma oportunidade de usar meus famigerados "???", atiçando (ou não) a curiosidade do jogador querer saber qual o nome daquele personagem... Twisted Evil

Me desculpem, mas eu sou assim mesmo, gosto de dar esse ar de RPG eletrônico. Razz

SOWL: Então é isso, gente. Mano, é tu que vai fazer as regras, né? ^^
nininho2000: Sim, mano. Eu que vou fazer, pode deixar. '-'
SOWL: Tá bom, já que insiste... =D
nininho2000
nininho2000
Desconhecido
Mensagens : 2484
Localização : Vilarejo de Lorien

Ficha do personagem
Hp Hp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue21/21Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (21/21)
Mp Mp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue9/9Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (9/9)
https://eradabatalharpg.forumeiros.com

Estilo - mais importante do que se imagina Empty Re: Estilo - mais importante do que se imagina

Sáb Set 04, 2010 1:42 am
te compreendo, bom como eu ja disse no EDB o mais importante é a diversão do jogador tendo como unico requisito básico é o entendimento dos outros players e mestrem, só peço para usar o padrão mas se quiser usar algo mais contanto que não dificulte o entendimento por mim tudo bem.

Estilo do Forum:
O estilo que o forum EDB usa não tem um nome proprio então daremos o nome de estilo EdB de postar xD, peço que os players e mestres sigam esse estilo, porém podem acrescentar coisas opcionais a seu gosto contanto que não dificulte o entendimento dos outros jogadores e mestres, vamos la ao estilo:

Obrigatório:

" ... " (Aspas) = Usa-se para mostrar que é um pensamento do personagem.
Exemplo: "Hum...acho que hoje comerei goiaba"

- (Travessão) = Usa-se para indicar a fala do personagem.
Exemplo: - Droga, tomei uma flechada na coxa esquerda, me ajuda.

[Off:] (Off) =Usa-se para comentarios off-game, ou seja aquilo que deseja falar/perguntar/sugerir etc, no post que não é relacionado a uma cena do jogo.
Exemplo: [Off:Mestre que hora é no jogo?]


-> (seta) ou {______: (Chave com nome da ação e 2 pontos = Usa-se para indicação de spolio, ou seja, itens adquiridos, itens comprados, habilidades ganhas, itens vendidos, dinheiro adquirido, etc...tudo que seu personagem ganha, da, vende etc.
Exemplo:
-Desejo comprar duas latas de peixe cru.
-São 10 moedas.
-Ok, obrigado
*Pago o vendedor*
->Você comprou 2 latas de sardinha, -10 moedas.
{Compra: -10 moedas, você adquiriu 2 latas de sardinha.

Obs: (Observação) =Usa-se para colocar uma observação ao mestre ou a outro jogador, exemplo:
*Darei um golpe na cabeça do monstro*
obs: O golpe foi dado usando o lado sem fio da espada.

Opcional:
*.....* (Asteriscos) = Usa-se para ação, caso opite por não usar asteriscos para identificar ação, tudo aquilo que não tiver nenhum dos traços de estilos ja citados será entendido como descrição/ação etc.
Exemplo: *Pego meu machado e tento arrancar sua cabeça em um unico golpe*

NOME: Usa-se para identificar personagem, colocar o nome do personagem que esta falando antes da frase, caso escolha usar isso o traço de estilo Travessão, deixa de ser obrigatório.
Exemplo:
Laminus: Maldito seja você e toda usa aldeia.

Você pode usar outros tipos de coisas para identificar estilo contanto que use os obrigatorios e que os seus não prejudique o entendimento dos outros.
Abraços, sugestões/Duvidas/Reclamações, podem postam que respondei.


Off: Pronto post feito, o que acha? Postarei ele em breve separadamente.
Sowl Luceferi
Sowl Luceferi
Conhecido
Mensagens : 1976
Idade : 31
Localização : Lorien - Floresta

Ficha do personagem
Hp Hp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue6/12Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (6/12)
Mp Mp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue7/9Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (7/9)
http://guardiansofgaea.ativoforum.com

Estilo - mais importante do que se imagina Empty Re: Estilo - mais importante do que se imagina

Sáb Set 04, 2010 4:10 am
Tá beleza, por mim. ^^
Afinal, ao meu parecer, a galera que jogou no EdB, gostou pela liberdade de narrativa...

Bem... minha vida deu um reviravolta por causa do EdB! xD
Coruja
Coruja
Mensagens : 128
Idade : 38

Ficha do personagem
Hp Hp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue18/18Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (18/18)
Mp Mp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue6/6Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (6/6)

Estilo - mais importante do que se imagina Empty Re: Estilo - mais importante do que se imagina

Sáb Set 04, 2010 9:31 am
Sucesso. Só corrija alguns erros de digitação que tem no fim do post e está tudo beleza ^_^
nininho2000
nininho2000
Desconhecido
Mensagens : 2484
Localização : Vilarejo de Lorien

Ficha do personagem
Hp Hp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue21/21Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (21/21)
Mp Mp:
Estilo - mais importante do que se imagina Left_bar_bleue9/9Estilo - mais importante do que se imagina 2cyr6f  (9/9)
https://eradabatalharpg.forumeiros.com

Estilo - mais importante do que se imagina Empty Re: Estilo - mais importante do que se imagina

Sáb Set 04, 2010 11:41 am
Curuja da uma olhada nesse topico aqui e fala se tem alguma ideia para solucionar o problema proposto. =D
https://eradabatalharpg.forumeiros.com/planicie-krandor-f39/desafio-marcado-t373-30.htm#8196
Conteúdo patrocinado

Estilo - mais importante do que se imagina Empty Re: Estilo - mais importante do que se imagina

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos